top of page
Buscar
  • Foto do escritorStudio eNe

Meu cabelo não cresce: principais causas e como cuidar

Quer saber o porquê do seu cabelo não crescer? Acesse o post. Aqui, listamos algumas das principais causas e o que fazer para conquistar fios longos!


Por que meu cabelo não cresce? Saiba o que te impede de ter fios longos!

É comum que tenhamos expectativas altas que o cabelo cresça rápido, o que pode acabar em frustração, já que existe um limite do quanto os fios crescem por mês. Às vezes achamos que está parado, mas na verdade não está.

É que o cabelo realmente cresce aos poucos, cerca de 1cm a 1,5cm por mês. Como a diferença de um mês para o outro pode ser imperceptível, a gente precisa esperar alguns meses para que o crescimento realmente seja visto.

Mas se você realmente sente que o comprimento do seu cabelo estagnou, não se desespere. Listamos aqui as causas mais comuns desse problema e dicas para evitá-las.


Como funciona o Ciclo Capilar?

O ciclo capilar determina vários aspectos relacionados à aparência e saúde dos fios. É importante saber como este ciclo funciona e assim entender as alterações que os nossos fios sofrem ao longo do ano.

Os cabelos são produzidos pelos folículos pilosos, presentes no nosso couro cabeludo, e que passam por transformações cíclicas ao longo da vida. Os fios têm um ciclo de vida definido geneticamente, o chamado Ciclo Capilar, dividido em 3 fases: Anágena, Catágena e Telógena.



Fase Anágena: crescimento

Nessa fase, o fio pode crescer continuamente por até 8 anos. Quanto maior o tempo da fase Anágena, mais comprido o cabelo consegue ser. Geralmente, essa fase tem uma duração média de 2 anos em homens e de 3 a 8 anos em mulheres. Depois desse período, os cabelos se programam para se renovar.


Fase Catágena: involução

Essa é uma fase de transição. Em geral, até 2% dos fios de cabelo encontram-se nessa fase, que tem uma duração média entre 10 dias e 5 semanas. Os fios se programam automaticamente para recuar e entrar em fase final de crescimento. O folículo tem uma redução importante e progressiva da sua atividade proliferativa.


Fase Telógena: repouso e queda

Nesse período, há interrupção completa na atividade do folículo e, portanto, no crescimento do fio. Última fase do ciclo capilar, é quando os fios começam a se soltar do couro cabeludo, processo que demora em torno de 3 meses.

É importante dizer que, toda vez que um cabelo cai, existe um novo nascendo no seu lugar. Esse ciclo mostra que todos os dias alguns cabelos caem, mas vão voltar a crescer por um processo natural.


Meu cabelo não cresce: 6 razões e como tratar em casa

Nosso cabelo precisa de cuidados diários para permanecer saudável, sendo possível assim, acelerar o seu crescimento com mais brilho e volume. Para isso, alguns hábitos adotados no dia a dia são importantes para valorizar os fios e fortalecê-los, atingindo os seus objetivos.

Para entender melhor, veja as principais causas e dicas valiosas para fazer o seu cabelo crescer mais saudável!


Fatores Genéticos

A genética influencia todos os elementos do corpo e o cabelo não foge desse padrão. Existem pessoas que têm, naturalmente, maior facilidade para ter cabelos compridos, enquanto outras sentem o crescimento mais lento dos fios.

No entanto, essas pessoas não estão predestinadas a ter um cabelo curto para sempre. Hoje em dia, existem várias opções de tratamentos que ajudam a estimular os folículos pilosos a entrarem ou permanecerem por mais tempo na fase Anágena, potencializando o crescimento dos fios.


Mudanças Hormonais

Quando nossos hormônios estão desregulados, a estrutura capilar também é alterada, causando ressecamento, quebra e queda dos fios. Processos naturais do corpo como puberdade, gravidez e menopausa, causam mudanças hormonais que podem mudar o ritmo do crescimento do cabelo.

Nesses casos é importante consultar um especialista para ele determinar se são as mudanças hormonais que não estão deixando o cabelo crescer, bem como indicar o tratamento correto.


Má Alimentação

A alimentação tem influência direta na saúde dos cabelos, pois alguns nutrientes contribuem para formar a matriz capilar. Para produzir um crescimento saudável dos fios, o organismo tem de mobilizar mais proteínas, sais minerais e vitaminas.

Por isso, uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é fundamental para ajudar seu cabelo a crescer. Invista em alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, abóbora, tomate, papaia, beterraba, pimentão e folhas escuras, eles são importantes para esse processo.


Problemas no Couro Cabeludo

Alterações no couro cabeludo podem interferir no crescimento dos fios, por isso, essa região precisa estar saudável para que o cabelo cresça. Problemas como a oleosidade excessiva, o ressecamento na pele da região, caspa e dermatite seborreica, são alguns dos problemas que podem estar presentes no couro cabeludo e prejudicam o crescimento dos fios.

Para evitar esse tipo de incômodo, é importante fazer uma boa limpeza do couro cabeludo, com produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Fazer a aplicação e a remoção correta de qualquer produto, evitando o acúmulo de resíduos.

Além disso, uma boa dica é realizar massagens no couro cabeludo periodicamente, para ativar a circulação sanguínea na cabeça e favorecer o crescimento do cabelo.


Estresse Recorrente

Já é de conhecimento que o estresse é causador de grandes problemas de saúde e pode ser ele que está dificultando o seu crescimento capilar. Episódios de estresse liberam substâncias químicas nocivas no corpo que afetam a saúde de diversas maneiras, incluindo a capilar.

Consultar um profissional é muito importante para investigar a causa do estresse e encontrar meios para amenizá-lo. Para começar, busque atividades que promovam relaxamento, faça exercícios físicos e tenha uma boa rotina de sono.


Produtos Químicos

Um dos problemas que pode afetar o crescimento dos seus cabelos, é o uso incorreto de produtos químicos. A quantidade, o tipo e a frequência de uso devem ser adequadas e em níveis que não provoquem danos aos seus fios e couro cabeludo.


Fazer uma boa limpeza e usar produtos de qualidade, direcionados para o seu tipo de cabelo, contribuem para garantir bons resultados.

Importante: Caso você perceba que realmente o seu cabelo não está crescendo, apesar de todos os cuidados indicados, não deixe de procurar por um médico especialista.

Os cuidados com os cabelos vão além do shampoo e condicionador e adicionar alguns passos na rotina pode fazer toda a diferença na saúde e aparência dos seus fios. Conheça os benefícios do Pré-poo e saiba tudo sobre a técnica que prepara os fios para a lavagem.


Confira aqui!


FONTE: Amorbeleza

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page